ECO - RESSONÂNCIAS DA NOSSA PRÁTICA

Exposição “The Future is Now” Pavilhão de Portugal Expo 2025 Osaka ^ Setembro 2025
A Circunflexo integra a exposição “the future is now”, que será apresentada no Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, em setembro de 2025. Com curadoria de Andreia Garcia (Architectural Affairs) e produção do Canal 180, a mostra reúne 23 ateliers liderados por arquitectos e arquitectas com práticas recentes. Cada atelier partilha, em entrevista, uma visão de futuro ilustrada por um projecto realizado ou não concretizado.
(…) “Portugal, país de Arquitectos, marcará presença em Osaka com a organização a reservar-lhe espaço na agenda. Ao longo de seis meses Portugal vai apresentar exposições, workshops e concertos que abrangem várias áreas artísticas e culturais, entre elas destaque para as exposições sobre arquitectura portuguesa que levará ao Japão os trabalhos de Siza Vieira, Manuel Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon e Inês Lobo. A nova geração de arquitectos portugueses também estará em destaque numa exposição que tem a curadoria de Andreia Garcia e que envolve mais de duas dezenas de ateliers – Atelier Local; Sami; Atelier Cru; Luísa Bebiano, Rita Aguiar-Rodrigues; Diogo Aguiar; Pura Atelier; Nuno Melo Sousa; Summary; Miguel Marcelino; JQTS; Cabinet; Circunflexo; Barão-Huter; In vitro; Mero; Inês Pimentel; Campo Arquitectura, Conde Paradela; Patrícia da Silva; SIA; fala; e Branco del Rio. Também o design gráfico, através de uma exposição do Atelier Barbara Says, as astes e ofícios, com o programa Saber Fazer da DG Artes, e vários artistas plásticos, como Fernanda Fragateiro, Daniel Blaufuks, Ana Aragão, Ass Fuel ou Vanessa Barragão vão marcar presença em Osaka. A programação do Pavilhão de Portugal abrange ainda a música, cultura, economia, arte e gastronomia nacionais.” (…)

^

1º lugar Concurso Público do lote em Lordelo do Ouro, Rua do Ouro (com Clanet & Brito Lda) ^ Janeiro, 2025
A Circunflexo, em parceria com os Clanet&Brito, conquistou o 1.º lugar no Concurso Público para a reabilitação dos prédios sitos nos números 278-282 da Rua do Ouro, em Lordelo do Ouro, Porto. Promovido pelo IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, o concurso prevê a criação de fracções para habitação a custos acessíveis num total de 9 habitações.


^

Exposição “Arquitectas da nossa casa” ^ Outubro, 2024
A Circunflexo integrou a exposição “Arquitectas da Nossa Casa” com um cartaz exemplificativo da sua prática profissional à data. A inauguração teve lugar na Casa das Caldeiras, em Coimbra, a 26 de outubro de 2024.


^

Exposição “O que mudavas no RGEU?” ^ Abril, 2024
FAUP Edgar Brito & Ana Pontes
A 8 de janeiro de 2024, o simplex do Mais Habitação decretou que “o RGEU será revogado com efeitos reportados a 1 de Junho de 2026” - Decreto-Lei nº 10, 8 de janeiro, Diário da República.
A exposição “O que mudavas no RGEU?” procura uma análise antecipada do cenário legislativo tendo em conta a revogação do RGEU em junho de 2026. Reunindo ateliers de várias gerações para lançar o debate sobre um novo Código de Construção e incentivar a reflexão académica e profissional sobre as futuras normas da Arquitetura.
A Circunflexo foi um dos ateliers convidados a participar no debate gráfico “O que mudavas no RGEU?”. A nossa proposta centrou-se na questão da estética, a partir da pergunta “Que estética é essa?”, interrogando os artigos 121.º e 122.º do RGEU. O cartaz assume-se como um exercício visual e uma forma de questionamento, deixando em aberto o debate sobre a ambiguidade da estética.